Skip to content Skip to footer

Não Caia Neste Erro Motivacional Grave

Você sente que é motivado por fatores internos — como realização, propósito e autonomia — mas que as outras pessoas só se importam com dinheiro e reconhecimento?

Se respondeu SIM a esta pergunta, você não está sozinho! No entanto, sua conclusão é extremamente perigosa.

Em um estudo fantástico, o cientista da Stanford, Chip Heath, solicitou que alunos de MBA ranqueassem a ordem de importância de oito fatores motivacionais para:

Si mesmos
Seus colegas de turma
Gerentes de banco
Atendentes de banco

Os itens motivacionais eram:

1. Aprender coisas novas
2. Qualidade dos benefícios
3. Quantidade de elogios do supervisor
4. Realizar um trabalho que o faz se sentir bem
5. Ter estabilidade no trabalho
6. Alcançar algo que valha a pena
7. Valor do salário
8. Desenvolver competências e habilidades

Perceba que alguns desses itens são motivadores internos (1, 4, 6, 8), e os demais são motivadores externos. 

Heath prometeu um prêmio de USD 10,00 aos alunos se as suas previsões sobre o que motivava as OUTRAS pessoas estivessem corretas em mais de 30% dos casos. Ou seja, eles precisavam tirar 3,00 em uma prova que valia 10,00! Fácil para alunos da Stanford, não é mesmo?

Apenas 22% dos participantes incluíram um motivador externo no topo da lista do que OS MOTIVAVA, porém previram que 32% dos seus colegas de turma, 54% dos gerentes de banco e 85% dos atendentes de banco colocariam um motivador externo no topo da lista. Ao serem questionados em como atendentes de banco ranqueariam os itens, os participantes previram que os principais motivadores seriam o salário, a estabilidade, os benefícios e os elogios – quatro fatores externos! Por outro lado, os próprios atendentes de banco ranquearam seus itens mais relevantes como: o desenvolvimento de competências, alcançar algo que valha a pena, aprender coisas novas e a qualidade dos benefícios — apenas um externo. O estudo mostrou que os alunos sustentavam uma perspectiva bastante distorcida sobre o que motivava os outros. 

Apenas 12% dos alunos conseguiram acertar mais que 30% do que motivava os demais. 

As pessoas acreditam que são motivadas por fatores internos, mas que as outras são completamente diferentes, motivadas exclusivamente por fatores externos. Chip Heath a nomeou este comportamento como Viés dos Incentivos Externos.

Quais são as consequências disso? Dentro de uma empresa, a visão equivocada de um gestor sobre o que motiva seu time poderá acarretar planos de incentivos financeiros, participação nos lucros, premiações, cerimônias de reconhecimento e outras estratégias capazes de minar a motivação natural das pessoas. E como é exatamente isso o que acontece no ambiente corporativo, não é surpresa que uma pesquisa do Gallup tenha revelado que apenas 15% das pessoas são altamente engajadas em seus trabalhos.

Então, na próxima vez que você precisar tomar uma decisão sobre como motivar outras pessoas, pense: o que me motivaria? Estou certo de que, desta forma, sua decisão será mais precisa!

LINKS ÚTEIS

Clique Aqui Para Pedir Cotações de Palestras e Treinamentos

Clique Aqui Para Comprar Meu Novo Curso Online Descubra a Ciência da Felicidade pelo valor promocional de 77,00

Clique Aqui Para Escutar Meu Podcast Provocações Científicas

Clique Aqui Para Baixar Meu E-book Gratuito “Descubra a Ciência da Felicidade

Clique Aqui Para Baixar Meu E-book Gratuito “E Se Você Estiver Se Enganando?