Skip to content Skip to footer

Faça Isso Hoje Para Ser Mais Feliz

No post passado, enfatizei como o ser humano se engana ao prever aquilo que o deixará feliz no futuro, um fenômeno conhecido como Previsão Afetiva. Quando você está no escritório, sua previsão é a de que ao chegar em casa, pedir uma pizza e assistir Netflix, sua felicidade será perfeita. Mas advinhe o que irá acontecer se eu te perguntar como está se sentindo no momento em que você já está na sua terceira fatia de pizza, sentado no sofá há 1h, assistindo uma série? Milhares de pessoas estudadas pelo Ganhador do Prêmio Nobel, Daniel Kahneman, reportam estar menos felizes do que imaginavam, a maioria, inclusive, diz estar entediada.

Por este motivo, Kahneman e seus colegas desenvolveram o Método de Reconstrução Diária, que analisa a felicidade das pessoas em tempo real, descobrindo assim quais atividades verdadeiramente as deixam felizes, já que nosso cérebro falha ao antever a intensidade e duração de momentos positivos.

Clique Aqui Para Pedir uma Cotação para a Palestra “A Ciência da Felicidade” com o Prof. Luiz Gaziri

Se você leu o post anterior, certamente lembra desta tabela, retirada de um dos artigos de Kahneman, em que ele descobriu as atividades que mais deixam as pessoas felizes ao longo do dia, bem como aquelas que as deixam tristes (dentro da caixa vermelha).

Já sabemos que atividades que envolvem relacionamentos são as que mais geram felicidade para as pessoas, assim como estamos conscientes de que trabalho doméstico, deslocamentos de ida e volta ao trabalho, e o tempo no escritório, são as atividades ranqueadas como as mais tristes do dia.

Com esta informação em mãos, a brilhante cientista da Universidade da Pennsylvania, Katy Milkman, resolveu realizar um experimento, usando como base uma atividade que muitos de nós desejaríamos fazer, mas desistimos para assistir Netflix: ir a academia. Primeiramente, Milkman assegurou-se de que todos os participantes tinham iPods e em seguida, dividiu-os em dois grupos, sendo que um dos grupos ganhou um cartão-presente de uma livraria para comprar audiolivros para escutar na academia, mas poucos o usaram. Enquanto isso, o outro grupo teve seus iPods carregados pelos cientistas com quatro audiolivros, sendo avisados que só poderiam escutar aos livros quando estivessem na academia. Os iPods, inclusive, ficavam trancados em um armário na academia e era monitorados pelos cientistas, garantindo que os participantes os usariam somente durante a atividade física.

Os resultados foram surpreendentes: os participantes que só podiam escutar os livros se fizessem exercícios físicos, foram 55% a mais na academia em comparação com o outro grupo. Milkman e seus colegas descobriram que a tentação de só conseguir descobrir o que iria acontecer no livro caso fossem para a academia, fez com que as pessoas se exercitassem durante mais horas. Não por acaso, Katy Milkman nomeou sua estratégia como Combinação de Tentações. A ideia de combinar algo que você precisa fazercom uma atividade que você gosta de fazer, aumenta a sua motivação para realizar até as tarefas mais desagradáveis, mas necessárias, como ir a academia.

Luiz Gaziri e Katy Milkman reunidos em 2022

Ao saber que duas das atividades mais negativas do dia são trabalho doméstico e deslocamento ao trabalho, use a Combinação de Tentaçõespara mudar a forma como encara estas atividades. Sim, o Netflix pode ser uma atividade alegre no seu dia a dia, desde que você assista sua série favorita enquanto passa e dobra suas roupas na lavanderia. E se você é uma daquelas pessoas que reclama que não tem tempo para ler ou para escutar podcasts, faça isso enquanto dirige para o trabalho ou está no transporte coletivo, assim você transforma um momento de estresse em algo fantástico e útil.

Clique Aqui Para Pedir uma Cotação para a Palestra “A Ciência da Felicidade” com o Prof. Luiz Gaziri

Ao saber que duas das atividades mais negativas do dia são trabalho doméstico e deslocamento ao trabalho, use a Combinação de Tentaçõespara mudar a forma como encara estas atividades. Sim, o Netflix pode ser uma atividade alegre no seu dia a dia, desde que você assista sua série favorita enquanto passa e dobra suas roupas na lavanderia. E se você é uma daquelas pessoas que reclama que não tem tempo para ler ou para escutar podcasts, faça isso enquanto dirige para o trabalho ou está no transporte coletivo, assim você transforma um momento de estresse em algo fantástico e útil.

Uma vantagem adicional de usar a Combinação de Tentações enquanto se desloca para ir ao escritório, é a de que inúmeros estudos científicos revelam que quando estamos felizes, ficamos mais motivados, mais criativos e atentos. Você já tinha imaginado que usar uma estratégia simples como essa poderia fazer você chegar performando em alto nível logo pela manhã?

Passando desta fase, você deve estar se perguntando por que as pessoas não conseguem ser felizes durante o horário de trabalho. E eu vou responder esta pergunta no próximo post. O que seria de mim se eu não soubesse usar a Combinação de Tentações para te seduzir a me acompanhar por aqui?

LINKS IMPORTANTES

Clique Aqui Para Pedir Cotações de Palestras e Treinamentos

Clique Aqui Para Comprar o Novo Curso Online Descubra a Ciência da Felicidade por Apenas 77,00 – PREÇO VÁLIDO APENAS PARA ASSINANTES DA NEWSLETTER

Clique Aqui Para Escutar o Podcast Provocações Científicas

Clique Aqui Para Baixar o E-book Gratuito “Descubra a Ciência da Felicidade”

Clique Aqui Para Baixar o E-book Gratuito “E Se Você Estiver Se Enganando?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS

Wilson, T. D., & Gilbert, D. T. (2003). Affective forecasting.

Kahneman, D., Krueger, A. B., Schkade, D. A., Schwarz, N., & Stone, A. A. (2004). A survey method for characterizing daily life experience: The day reconstruction method. Science306(5702), 1776-1780.

Milkman, K. L., Minson, J. A., & Volpp, K. G. (2014). Holding the hunger games hostage at the gym: An evaluation of temptation bundling. Management science60(2), 283-299.

Fredrickson, B. L., & Branigan, C. (2005). Positive emotions broaden the scope of attention and thought‐action repertoires. Cognition & emotion, 19(3), 313-332.

Johnson, K. J., Waugh, C. E., & Fredrickson, B. L. (2010). Smile to see the forest: Facially expressed positive emotions broaden cognition. Cognition and Emotion, 24(2), 299-321.

Gostou do conteúdo? Por favor compartilhe com seus amigos que precisam saber como vencer os momentos mais tristes do dia. E se você já recebeu este artigo de um amigo, por favor clique aqui para baixar meu e-book sobre felicidade gratuitamente e automaticamente assinar minha newsletter.

Meu compromisso com você é sempre entregar um conteúdo 100% ciência, 0% achismo.

Um abraço,

Luiz Gaziri

Professor de Pós-Graduação na Unicamp e FAE Business School

Autor de “A Ciência da Felicidade”, “A Incrível Ciência das Vendas” e “Os Sete Princípios da Felicidade.”

Cotações para palestras |  (41) 99103 2700

Clique aqui para seguir Luiz Gaziri no Instagram